• (21) 2290 5886 / 2209 1950
  • (11) 4305 7900 / (11) 2369 5871
  • Seg - Sex | 8h às 17:30h

Por que investir em automação predial?

por nexos
automação predial

Os sistemas de automação predial tornaram-se indispensáveis para quem quer ter uma imóvel mais valorizado no mercado. Tecnológicos e seguros, eles com certeza atrairão os frequentadores do ambiente. Reflita sobre: o que chamaria mais atenção, um prédio com automação ou não? Qual interessaria mais um comprador, por exemplo?

Se você não entende muito sobre o assunto, fica calmo que nós vamos explicar. Para entender mais sobre automação predial é só continuar lendo este artigo.

O que é automação predial?

Automação predial é um conjunto de ferramentas que podem aperfeiçoar diversas funcionalidades dentro do seu condomínio ou imóvel. Elas são implementadas a fim de melhorar a segurança, energia, manutenção e o conforto.

Para que se consiga economia de energia, eficiência operacional e redução de custos, é preciso utilizar equipamentos adequados e instalar sistemas corretamente. Além disso, a instalação deve ser feita de forma que se adeque às instalações do edifício. Além de economia, com a redução de gastos ao desligar luzes ou climatizar um ambiente quando estiver desocupado, é possível diminuir o impacto ambiental e otimizar recursos energéticos.

Por meio da tecnologia, a automação pode ser aplicada diversas utilidades. Como é o caso de iluminação, energia elétrica, ar condicionado, ventilação e geradores. Ou seja, aquilo que demanda um cuidado especial e tempo, pode ser otimizado quando tudo se torna “automático”.

Exemplos de aplicações:

Elevadores: controle e gerenciamento do sistema, garantindo mais segurança aos usuários;
Ar-condicionado: gerenciamento através da central, proporcionando conforto e economia;
Detecção e combate aos incêndios: com sistemas digitais que atendem as normas nacionais, fornecendo segurança ao ambiente e seus frequentadores;
CFTV: monitoramento de imagens com alta definição, integrado aos sistemas de automação;
Acesso: controlando totalmente o acesso de veículos e pessoas, através de biometria, proximidade, catracas e outras funções.

Hoje em dia, a busca pelo conforto, informação e segurança é grande! Dessa forma, a automação predial inclui o controle de dispositivos de iluminação, entretenimento, temperatura ambiental, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros. Um exemplo comum de automação predial na prática: quando chegamos em um shopping, não nos preocupamos em abrir as portas, elas abrem e fecham automaticamente quando o sensor percebe a presença de pessoas. Isso também pode ser aplicado em prédios! Com automação de portas e iluminação, não apenas para facilitar o acesso e segurança, mas também poupando o que ficaria ligado o tempo todo.