Benefícios do detector de fumaça óptico – Ezalpha MV

por nexos
detector de fumaça óptico

A instalação de um sistema de detecção de incêndio é recomendada em qualquer tipo de estabelecimento. Com o objetivo de prevenir acidentes, ele precisa ter equipamentos e acessórios de qualidade e que funcionem com excelência.

Um dos itens que podem compor seu sistema é o detector de fumaça óptico. Sua tecnologia é inovadora pois impede que as chamas se alastrem, já que emitem sinais rápidos de aviso para a central.

Além disso, o detector possui outros benefícios. Pensando nisso, separamos uma lista completa para esclarecer melhor as suas dúvidas sobre este assunto.

Continue lendo e saiba mais!

Identifica fumaça visível:

O detector de fumaça óptico não identifica sinais de calor. Entretanto, ele percebe a fumaça visível. Isso acontece devido ao seu dispositivo, desenvolvido em LEDs e sistemas que atuam para a dispersão de luz, que ficam instalados dentro de sua estrutura.

Eles emitem raios infravermelhos, que conseguem identificar fumaça, ainda que ela não esteja forte ou em grande quantidade.

A partir do momento em que o equipamento realiza esse contato, os alarmes são ativados imediatamente. Dessa forma, a central de controle recebe o comunicado para iniciar os procedimentos recomendados para a situação.

Otimizado para locais de grande movimento:

Devido a seu funcionamento eficiente e prático, o detector de fumaça óptico atua muito bem em lugares cheios e com grande volume de materiais. Especialmente que tenham facilidade de entrar em combustão e propagar ainda mais as chamas.

Além disso, são nesses ambientes, inclusive, que os riscos de incêndio são maiores. Entretanto, o seu uso também é recomendado para estabelecimentos menores e pode, inclusive, ser mesclado com outros sistemas de detecção.

Para completar, o equipamento é endereçável. Ou seja, ele indica com precisão onde está o foco do acidente para que o combate seja mais veloz e eficiente.

Possui mais agilidade de constatação

detector de fumaça óptico também é um equipamento bastante recomendado por sua agilidade. Como a constatação de fumaça é praticamente imediata, há menos tempo para que ela se espalhe. Dessa forma, as chances de impedir que o fogo aumente são muito maiores. Ou seja, ele é perfeito para evitar perdas materiais e, também, para conseguir que a evacuação de pessoas seja feita com mais rapidez. Por esse motivo, é considerado um dos melhores dispositivos do mercado.

Quase não exige manutenção:

Extremamente durável e preciso, o detector de fumaça óptico quase não exige manutenção. É claro que, como em qualquer sistema de detecção de incêndio, uma manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente para assegurar seu bom funcionamento.

Mas a parte disso, basta escolher um fabricante de confiança para eliminar as possibilidades de erros e falhas. Se bem escolhido, o equipamento garante muito mais praticidade e usabilidade aos controladores.

É importante lembrar que o detector de fumaça óptico só funcionará corretamente se for instalado por profissionais preparados. Por isso, procure sempre por uma empresa de confiança que realize esse tipo de serviço com o máximo de qualidade possível.

Você sabia que o detector de fumaça óptico contava com tantos benefícios?

A Ezalpha MV possui os melhores equipamentos do mercado para a prevenção de incêndios e proteger patrimônios. Quer saber mais? Entre em contato conosco.